
Lançamento do livro Aves Comuns do Planalto Central, de Paulo T. Z. Antas, Roberto B. Cavalcanti e Maria Candida V. Cruz, dia 28/11/2009, às 16h, na Feira do Livro de Brasília (Shopping Pátio Brasil)

Foram realizadas duas visitas à reserva, com aproximadamente 5h de duração cada, ocorridas nos dias 16/08 e 23/08/2009, ambas acompanhadas pelo Sr. Miguel, funcionário da reserva e profundo conhecedor da região. Em 16/08/09 a observação foi feita a partir das margens da Lagoa Bonita e na borda de mata de ciliar vizinha à lagoa. Nessa região observamos com facilidade aves aquáticas e espécies relacionadas com ambientes alagados e de vereda, também conhecidos como brejos.
Na segunda visita a Águas Emendadas, realizada no dia 23/08/09, visitamos a área campestre conhecida como grid, onde realizamos uma curta caminhada entre as fito-fisionomias de campo limpo e campo sujo. Percorremos ainda um longo trecho de carro, onde as paradas eram determinadas pela presença de bandos mistos ou espécies específicas, incluimos ainda uma breve passagem pelo centro de visitantes e encerramos o percurso na Lagoa Bonita.
Para elaborar a lista dos registros feitos pelo grupo, utilizamos como base o levantamento da avifauna da Estação Ecológia de Águas Emendadas (Braz, V. e Cavalcanti 2001) com a atualização dos novos registros para o local (Lopes et al. 2005), que totalizam 280 espécies de aves. Para efeito de comparação, o grupo avistou durante as saídas 86 - cerca de 31% - espécies já registradas nesses levantamentos e registramos mais 8 espécies ausentes nessas referências, totalizando assim 94 espécies avistadas. As espécies ausentes são: 1. Gallinago paraguaiae (Narceja), 2. Heterospizias meridionalis (Gavião-caboclo), 3. Nystalus maculatus (Rapazinho-dos-velhos), 4. Melanerpes candidus (Birro), 5. Fluvicola albiventer (Lavadeira-de-cara-branca), 6. Griseotyrannus aurantioatrocristatus (Peitica-de-chapéu-preto), 7. Psarocolius decumanus (Japú) e 8. Passer domesticus (Pardal), sendo que o Pardal foi observado apenas no centro de visitantes. Para as espécies 1,3,5,6 e 8 foram obtidos registros fotográficos os quais que estão disponíveis no blog de seus respectivos autores ou acessando diretamente pelos respectivos links acima. Para visualizar as fotos dessas e outras espécies registradas durante as saídas, acesse os links a seguir:
Somos gratos ao IBRAM pela oportunidade e autorização emitida para realização das saídas à campo dentro das possibilidades e conveniências do grupo. Agradecimento especial também a cada membro participante dessa empreitada, cuja presença e contribuição foram primordiais para a realização e o sucesso desse projeto. Por fim, e não menos importante, agradecemos ao Sr. Miguel, que nos guiou com toda a sua paciência e dedicação que lhe é peculiar, proporcionando-nos momentos muito agradáveis.