Em agosto passado, participei da expedição a Carajás, organizada pela Ecorotas, na agradável companhia dos amigos Herbert Schubart, Cida Copriva e do fotógrafo mineiro Ari Martins.
Partindo de Brasília, chegamos a Marabá, onde já nos esperava a amiga Ana Rosa. De lá, seguimos para Parauapebas, cidade porta de entrada para a Flona de Carajás. Optamos por ficar hospedados na própria Flona - Núcleo Urbano de Carajás, o que nos proporcionou mais facilidade nos deslocamentos. O competente e incansável guia Filho Manfredini conduziu-nos pelas trilhas e picadas da floresta.
![]() |
Araponga-da-amazônia - Herbert Schubart |
Foram muitos os avistamentos. Cerca de 170 em cinco dias de passarinhada.
Relembro a busca pela tão sonhada, araponga-da-amazônia, que nos obrigou a abrir caminho em meio à densa vegetação. A cada passo que dávamos, mais forte e encantador era o canto daquela majestosa ave, que por fim avistamos, pousada no alto de uma árvore, a mais de 30 metros de altura.
Um som, em particular, acompanhou-nos durante todos os dias. Nada menos do que o cricrió, "a voz da Amazônia". Demoramos muito a avistá-lo, embora soubéssemos que estava por perto.
![]() |
Anambé-de-peito-roxo - Roseanne Almeida |
A cada ave avistada, o entusiasmo tomava conta do grupo e assim foram, anambés, papagaios, saíras, arapaçus, pica-paus, araras, para citar alguns.
No último dia, a nossa despedida foi marcada pelo encontro de uma anta, que pastava passivamente à margem da estrada e permitiu nossa aproximação.
![]() |
Foto: Roseanne Almeida |
Enfim, foi uma viagem maravilhosa. Um lugar incrível, para se visitar inúmeras vezes. Deixo aqui registrado o meu agradecimento, ao mesmo tempo em que parabenizo a equipe formada por Ana Rosa e Enzo Corazolla, Dilzângela Santana e Filho Manfredini, pelo êxito da expedição.
Ficou um gostinho de quero mais.
Confira aqui outras fotos dessa expedição.