quarta-feira, 24 de abril de 2013

Passarinhada na Chácara Ipanema


Em 20/04, retornamos mais uma vez à Chácara Ipanema. Em um grupo de 10 pessoas, visitamos essa propriedade de aprox. 20ha  localizada próxima à região administrativa do Lago Norte de Brasília. A Chácara possui uma extensa área verde abrangendo fragmentos de florestais como as matas ciliares dos córregos Jerivá e Jerivazinho, os quais inclusive se encontram dentro da propriedade.

Gavião-pedrês
O encontro, como já é peculiar, ocorreu de forma alegre, bem-humorada e sempre com alguns causos entre um avistamento e outro. O ponto alto da passarinhada certamente foi o sobrevoo do gavião-pedrês
(avistamento inédito para a maioria dos participantes), a baixa altura sobre nós, justamente quando comentávamos sobre o potencial da área para avistamento de rapinantes (gaviões, águias, falcões e etc). Foi mais uma daquelas coincidências incríveis e que deixam os observadores empolgados!!


Um pecado é terminar essa nota sem comentar a surpresa que o anfitrião e observador, Ricardo do Monte Rosa, nos preparou:  Um lanche muito farto com direito a tapioca recheada com ovos e queijo coalho fritos na chapa (podem ser vistos nas fotos), geleias e outras iguarias. Para beber: suco de jabuticaba da própria chácara e outros sucos. É para deixar qualquer um mal acostumado!!!


Por fim, listo abaixo algumas espécies (listadas pelo nome local ou popular) observadas durante a caminhada, em sua maioria anotadas por nossa atenta observadora Roseanne Almeida:


. rapazinho-dos-velhos
Rapazinho-dos-velhos
. suiriri
. sabiá- laranjeira
. beija-flor tesoura
. beija-flor- de- banda-branca ( Amazilia versicolor)
. bentevizinho-de-asa-ferrugínea
. saíra- amarela
. saíra-de-chapéu-preto
. sabiá-barranco
. tempera-viola
. tico-tico-rei
. gavião-pedrês
. cambacica
. baiano (e também um ninho de baiano com a fêmea chocando)
. corruíra
. pombão
. rolinha caldo-de-feijão
. soldadinho
. balança-rabo-de-máscara
. maria-cavaleira
. caneleiro-preto
. andorinha-do-campo
. bem-te-vi
. pipira-preta
. pula-pula-de-barriga-branca

Fotos de Rui Vasconcelos.
Deseja ver mais fotos da passarinhada, acesse:
https://picasaweb.google.com/Rui.Vasco.BSB/Passarinhada_chacara_ipanema_20abr13#















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares