sábado, 17 de outubro de 2015

Migração das Tesourinhas

A tesourinha (Tyrannus savanna), pertencente a família dos Tyranídeos, é uma espécie de ampla distribuição na América do sul e realiza anualmente um ciclo migratório à partir das regiões Centro-Sul do Brasil e Argentina, locais onde se reproduzem entre os meses de Setembro à Dezembro, até o norte da Amazônia e Colômbia, para onde retornam para o descanso reprodutivo, a partir de Janeiro\Fevereiro. Cada viagem migratória, que pode ultrapassar os 3.000km, se dá em grandes grupos (centenas de indivíduos), os quais viajam e repousam juntos e muitas vezes utilizam uma única árvore (ou árvores próximas) para pernoitar.

O nome popular tesourinha está relacionando a sua longa e característica cauda, que é ainda maior nos indivíduos machos. Seu nome científico, Tyrannus savanna, significa "Caçadora implacável que vive nas savanas ou Ave cruel das savanas"

Uma equipe multi-nacional de biólogos e pesquisadores, coordenada pelo biólogo Alex Jahn, do Departamento de Zoologia da Universidade Estadual Paulista de Rio Claro, estuda e acompanha todo ciclo reprodutivo e migratório da tesourinha já há alguns anos, empregando também o rastreamento de indivíduos, utilizando um pequeno conjunto receptor acoplado a essas aves que registra e armazena informações sobre a duração do dia (baseado na luminosidade). Todos os cálculos que determinam a rota, intervalos e duração de cada viagem migratória são realizados por um software de geo-referenciamento específico, após a re-captura dos indivíduos monitorados.

De posse desse dados, deduz-se, até o momento, que as viagens migratórias pré-reprodutivas são mais rápidas que as viagens de retorno (pós-reprodutivas). Observa-se ainda que as viagens pós-reprodutivas tem uma maior variação de rota\velocidade\tempo, quando esses dados são comparados entre os indivíduos monitorados. A re-captura dos indivíduos monitorados para a recuperação das informações ainda é baixa é incerta, o que torna a análise dos dados e suas conclusões a respeito da migração das tesourinhas um processo gradual e ainda em desenvolvimento, onde muitas perguntas ainda precisam ser respondias e novas frentes de pesquisa podem ampliar esse estudo de forma a melhor compreender
a biologia evolutiva das tesourinhas através do seu ciclo migratório.

Essa nota foi um breve resumo do que foi apresentado pelo Sr. Alex Jahn em sua rica e didática palestra aos observadores de aves do planalto central, a qual foi acompanhada por um delicioso churrasco.

Agradecimentos especiais ao Professor Alex Jahn e equipe pela enriquecedora palestra, à comissão organizadora do evento por oportunizar e concretizar mais essa atividade (em especial, Tancredo Maia), à família Goulart (Carlos, Esposa e o filho Artur), que gentilmente cedeu o excelente espaço para nosso evento e churrasco, preparado e apreciado por todos os amigos que se fizeram presentes, também merecedores portanto de toda nossa gratidão.

Além da troca de experiências, outro objetivo dessas reuniões
é a confraternização entre os participantes

Para saber mais sobre a tesourinha, acesse:
http://www.wikiaves.com.br/tesourinha


Arte e fotos: Tancredo Maia
Texto: Rodrigo D'Alessandro


2 comentários:

  1. Muito bom, comandante Rodrigo.
    Precisamos repetir o feito.

    ResponderExcluir
  2. Para quem tiver mais interesse em conhecer também a biologia reprodutiva de Tyrannus savana, procura pelo artigo biologia reprodutiva de Tyrannus savana (Marine 2009)...

    ResponderExcluir

Postagens populares