quarta-feira, 20 de abril de 2016

Passarinhando em Brasília - Tapaculo-de-colarinho

Carlos e Arthur Goulart, pai e filho, apresentam de maneira original e espontânea suas aventuras em busca das mais diversas aves que habitam os parques e áreas verdes de Brasília. O resultado são belíssimas fotos e imagens, além da oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o mundo da Observação de Aves em seus diversos aspectos.

No quarto episódio da série, os passarinheiros visitam o Parque Burle Marx, localizado no setor noroeste, em busca do tapaculo-de-colarinho.

Nota: Antes do início das obras de construção do bairro, a área, que é adjacente ao Parque Nacional de Brasília, possuia uma vegetação de cerrado campestre onde era possível encontrar com relativa facilidade o tapaculo-de-colarinho, também conhecido como meia-lua-do-cerrado, além de outras espécies típicas do cerrado como bandoleta, cigarra-do-campo, tico-tico-rei, dentre outras.  Com o avanço das obras, a vegetação original é inexistente em alguns locais, ou está bastante fragmentada, sendo o Parque Burle Marx o maior fragmento do que ainda resta.


2 comentários:

Postagens populares