sábado, 25 de junho de 2016

Placas informativas de aves da SQN 214 - Brasília\DF

A quadra SQN 214 Norte (Brasília-DF) ganhou mais um atrativo para os que gostam de passar algum tempo contemplando seus jardins e áreas arborizadas. Placas informativas com fotos e informações sobre aves e pássaros que podem ser observadas nas cercanias foram afixadas em diversos pontos da quadra. Ao todo são 24 placas, cada uma ilustrando uma ave. Coloridas e bem chamativas, tem por objetivo despertar na comunidade a curiosidade e o interesse pelas inúmeras espécies de aves que ali habitam, ou transitam, e que muitas vezes passam despercebidas ou são pouco conhecidas.

O projeto, capitaneado por Ricardo Teixeira e pela ornitóloga Renata Alquezar, moradores da quadra, teve o apoio da Leroy Merlin para a confecção das placas informativas. As fotos de aves utilizadas foram cedidas pelos membros do Observaves.

A inauguração e fixação das placas informativas foi realizada em 18/06, cujo encontro contou com participação dos organizadores e apoiadores do projeto, moradores, representantes da Leroy Merlin e do Observaves.

Atividade para pais e crianças

Durante a fixação das placas fiquei imaginando como poderia ser divertido para as crianças procurar e descobrir onde cada placa foi afixada. Uma vez que foram espalhadas em diversos pontos da quadra, a busca proporciona desafio, descobertas e um belo passatempo para pais e filhos. Saber o que vai procurar é importante, por isso listo abaixo as espécies documentadas em cada placa. Boa diversão!!!

Corruira
Bem te vi
Tico-tico
Curicaca
Coruja-buraqueira
João-de-barro
Alma-de-gato
Anu-branco
Anu-preto
Periquito-de-encontro-amarelo
Quero-quero
Soldadinho
Carcará
Tucanuçu
Mãe-da-lua
Balança-rabo-de mascara
Fogo-apagou
Rolinha-roxa
Sabiá-do-campo
Beija-flor-tesoura
Canário-da-terra
Sabiá-laranjeira
Suiriri-cavaleiro
Sabiá-barranco

Fotos: Leninha Caldas


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares