sábado, 9 de março de 2019

Onde Passarinhar em Bsb - Parque da Cidade

PARQUE DA CIDADE DONA SARAH KUBITSCHEK


O PARQUE DA CIDADE DONA SARAH KUBITSCHEK, também conhecido por Parque da Cidade, está localizado na Asa Sul em Brasília (Srps - Brasília, DF, 70297-400).

Imagem de satélite de Brasília, o Parque da Cidade
consta destacado em laranja (Google Imagens).


Este parque urbano se encontra no centro da capital e possui 395 hectares com diferentes ambientes ao ar livre, onde se pode desenvolver atividades de lazer, como piqueniques, aniversários e shows. Há parques infantis, quadras poliesportivas, ciclovia, pista de caminhada, além de um lago artificial. É um dos maiores parques urbanos do mundo e devido a sua excelente estrutura, é considerado patrimônio de Brasília.

Em relação à avifauna, aproximadamente 115 espécies de aves¹  já foram registradas no Parque da Cidade. Aves aquáticas, como garças e socós, podem ser observadas na margem do lago do parque e nas ilhas que o pontilham. Pode-se ver espécies como a garça-branca-grande (Ardea alba), a garça-vaqueira (Bubulcus ibis), o socó-dorminhoco ou savacu (Nycticorax nycticorax) e o martim-pescador-grande (Megaceryle torquata). Menos frequentes, mas também presentes, são o tapicuru (Phimosus infuscatus), o irerê (Dendrocygna viduata) e a águia-pescadora (Pandion haliaetus).

Em seus gramados com árvores esparsas, ainda é possível observar algumas espécies típicas de cerrado sensu stricto e de ambientes abertos, como o falcão-de-coleira (Falco femoralis), o pica-pau-do-campo (Colaptes campestris), o suiriri-cinzento (Suiriri suiriri) e o papagaio-verdadeiro (Amazona aestiva). Algumas espécies endêmicas do Cerrado também podem ser registradas no parque, como a gralha-do-campo (Cyanocorax cristatellus) e o chorozinho-de-bico-comprido (Herpsilochmus longirostris).

Uma das grandes atrações do parque, especialmente para quem é observador de aves, é o bacurau-norte-americano (Chordeiles minor). Essa é uma espécie migratória que viaja da América do Norte rumo à América do Sul, chegando por aqui em torno de outubro e permanecendo até março. Alguns indivíduos anualmente se empoleiram nas árvores do estacionamento 10 do Parque da Cidade, onde é possível vê-los durante o dia e fazer vários clicks.


Há outras espécies migratórias que podem ser observadas com facilidade no parque, como a tesourinha (Tyrannus savanna), de Setembro à Dezembro, e o Príncipe (Pyrocephalus rubinus), de Abril\Maio, quando chega ao DF com uma plumagem de descanso, à Setembro\Outubro, quando retorna à região sul do Brasil já com a plumagem nupcial\reprodutiva. 


texte
Príncipe. Macho com plumagem de descanso reprodutivo. Registro feito em 24/04/2017 por Tancredo Maia Filho
Macho com plumagem reprodutiva. Foto: Bertrando Campos, em 18/08/2015

Uma espécie que está se tornando cada vez mais comum em Brasília, em plena área urbana, é o cochicho (Anumbius annumbi). Há, inclusive, uma população residente dentro do parque. A forma mais fácil de encontrá-lo é buscando por seu ninho, um grande emaranhado de gravetos instalado na copa das árvores.

¹ Utilizada a base de dados do site Ebird, consultada em 09/03/2019

Garça-branca-grande - Carla Ribeiro

Garça-vaqueira - Rogério de Castro


Savacu - Jussara Gruber


Martin-pescador-grande - Paulo Lahr

Tapicuru - Sandra Beatriz Zarur

Falcão-de-coleira - Marcelo Vinícius

Pica-pau-do-campo - Nelson Azevedo Filho

Bacurau-norte-americano - Celso B. Martins

destaque para o ninho do cochicho. Foto de Bruno Morais

Cochicho - Rodrigo D'Alessandro



Um comentário:

  1. Bom dia vcs tem algum grupo de whatsapp de Brasília pra marcar os encontros ? Meu numero 999994179. Me chamem por favor

    ResponderExcluir

Postagens populares