domingo, 17 de março de 2019

Vamos Passarinhar nos Parques do DF 2019 - Pq. Ecológico de Águas Claras

Saudações Passarinheiras!

Para você que participa ou acompanha as atividades do Observaves também pelo nosso blog, faremos neste post um breve relato da passarinhada desse domingo, dia 17/03/19, realizada no Parque Ecológico de Águas Claras, no âmbito do projeto Vamos Passarinhar nos Parques do DF, uma parceria com o IBRAM que vem dando muito certo.

o grupo
Iniciamos a passarinhada por volta das 8h com aproximadamente 33 participantes (Uau, que grupo!). Logo um caburé provocou certa agitação entre os passarinhos (por se tratar de um predador natural de pequenos pássaros, é comum haver uma concentração de aves ao seu redor para tentar espanta-lo) e passarinheiros (esses querendo observar e fotografar, claro!). Sabiás, o corajoso beija-flor-tesoura e até o pequenito ferreirinho-relógio se agruparam em bando para tentar expulsar ou ao menos afastar o caburé dos arredores.

Restabelecida a calmaria, visitamos os pequenos lagos artificiais que margeiam o fragmento de mata de galeria do parque. Os marrequinhos pé-vermelho estavam por ali, como sempre, e cada vez mais acostumados com a movimentação humana. Patos e ganços exóticos também.

Seguindo em frente em direção à area central do parque, que antigamente eram um imenso gramadão (ainda tem bastante gramado, porém na área onde foram plantadas diversas mudas de espécies nativas do cerrado já se forma um belo cerradinho), observamos diversos passarinhos que forrageavam (busca por alimento) nos capinzais ou mesmo no solo em busca de sementes e frutinhos, como o canário-da-terra, baiano, chorão, tiziu e o canário do mato, dentre outros.

Chegamos então ao ponto alto da passarinhada, na qual um dos passarinheiros pede ajuda para identificar a espécie de sua foto, uma ave azulada. Segue a transcrição do diálogo:

"- Amigo, que espécie é essa ?
- Que legal, é um pararu-azul!  Onde você fotografou o bichinho?
- Ali atrás, alguns minutos atrás!
- O queeeee ?  Pararu-azul aquiiii ?"

Imagine a cena onde diversos passarinheiros se amontoam no local onde a ave foi vista. Tá bom, não precisa imaginar, a foto da turma taí ao lado. A pergunta é: Conseguiram ver?! Claro, e ainda rendeu fotos interessantíssimas como a do trio de rolinhas (ver abaixo). Cabe ressaltar que a pararu-azul é, até então, uma espécie incomum no DF com registros esparsos e geralmente feitos na área rural. Encontra-la ali, no parque que é circundado pela maior concentração de prédios por metro quadrado do DF foi algo inusitado. Um feito, e que nos diz algo importante:  ainda temos muito o que aprender sobre o comportamento das aves!

trio pararu-azul, fogo-apagou (centro) e rolinha-roxa. Foto Ed Ferreira

Por fim, a passarinhada foi "interrompida" pelas famosas águas de março, com um saldo de aproximadamente 35 espécies de aves avistadas em pouco mais de 3h de campo.  A lista completa das aves registradas por ser acessada aqui.


Pararu-azul - Moacir Santos

Pé-vermelho - Rodrigo Pertoti


Sabiá-do-campo - Rodrigo Pertoti


Sabiá-laranjeira - Rodrigo Pertoti


Caburé - Foto e Arte: Ed Ferreira

6 comentários:

  1. Obrigado aos amigos que participaram da passarinhada, e, em especial, ao Rodrigo D'Alessandro, pelo belíssimo texto.

    ResponderExcluir
  2. Maravilha. Parabéns a todos! Pararu azul é um grande achado.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Prezado comandante en jefe D'Alessandro.
    Beleza de relato.
    Fico imaginando a surpresa de todos com a aparição da padaria, ops, da Paruru no Águas Claras, rodeado de blocos altos.
    Parabéns,mais uma vez, ao incansainc Pertoti e a todos da edição de março do IV Vamos Passarinhar nos Parques do DF

    ResponderExcluir
  5. Obrigado a todas as pessoas que disponibilizaram um pouco do seu domingo para estarem conosco.

    ResponderExcluir

Postagens populares