domingo, 24 de fevereiro de 2013

Saída de Campo Especial - 08 Anos de Observaves

Ocorreu no sábado, 23/02, mais um encontro dos membros do Observaves, a comunidade dos observadores de aves de Brasília e região. O local escolhido foi o Jardim Botânico de Brasília e tivemos mais uma reunião "pra lá" de agradável. E os motivos foram muitos!!!!

Soldadinho
Começamos pela tradicional passarinhada, às 7h da manhã, onde o costumeiro bate-papo enquanto espera-se o pessoal chegar ao ponto de encontro foi logo interrompido pela presença de uma família de Jacupembas passeando próximo ao portão de acesso (Penelope superciliaris). Veja foto de um indivíduo feita por Jonatas Rocha

Pouco depois, avistamos um Soldadinho (Antilophia galeata), na altura dos olhos, fazendo pose para os fotógrafos!  O dia começou bem!

Era quase 8h, com o sol ainda tímido pelo céu parcialmente nublado, quando chegamos à região do mirante, local escolhido para iniciarmos a passarinhada, que foi excepcionalmente curta, pois a programação para a  manhã era extensa. No Mirante, a vegetação predominante é o campo sujo, com muitos arbustos conhecidos como "canela de ema". Algumas espécies de aves comumente encontradas por ali, como o tapáculo-de-colarinho (Melanopareia torquata), a choca-de-asa-vermelha (Thamnophilus torquatus) e canário do campo (Emberizoides herbicola), até anunciaram sua presença, cantando ao largo ou pousando em galhos distantes, mas não estavam convidativas para os observadores fotógrafos.

Com o sol trabalhando firme, ainda às 9h, chegamos ao Centro de Visitantes, onde outras aves já mais acostumadas com o "vai e vem" da visitação distraíram os colegas que procuravam boas fotos. Para citar algumas, observamos nessa área a saíra-de-papo-preto (Hemithraupis guira), o baianinho (Sporophila nigricollis) , a mariquita (Parula pitiayumi) e a maria-cavaleira (Myiarchus ferox). 

Como o dia também era de comemoração, afinal o Observaves completa esse mês 8 anos de existência e com muita história para contar, fizemos um lanche comunitário delicioso, com especiarias preparadas pelos próprio membros, como o suco de carambola do Luiz Motta e o bolo de fubá do Tancredo Maia (há controvérsias sobre a origem do bolo do Tancredo!!!). Que venham os próximos 8 anos, e com muitos lanches gostosos e divertidos como esse.

bate-papo durante a projeção de vídeo
E por fim, iniciamos a tão esperada projeção do episódio 1 do famoso documentário sobre Aves, do canal britânico BBC, que é apresentado pelo especialista no tema, Sir David Attenborought. A projeção de vídeos, sugerida pelos próprios membros do grupo, foi uma inovação para as nossas saídas de campo, nesse dia tão especial, e esperamos repeti-la com frequência, pois além de ser momento pedagógico, também permite a descontração e troca de idéias. Fica então o convite aos interessados para a nossa próxima sessão de vídeo, com data ainda a ser agendada.

Fotos: Rui Vasconcelos (Veja aqui mais fotos do evento)
Texto: Rodrigo D'Alessandro


Saída JBB - 23/02/2013 - Fotos Tancredo Maia

Abaixo, a lista das aves observadas durante a saída:

Nome Popular Nome Internacional Nome Científico
Baiano Yellow-bellied Seedeater Sporophila nigricollis
Balança-rabo-de-máscara Masked Gnatcatcher Polioptila dumicola
Beija-flor-tesoura Swallow-tailed Hummingbird Eupetomena macroura
Beija-flor-tesoura-verde Fork-tailed Woodnymph Thalurania furcata
Bico-chato-de-orelha-preta Yellow-olive Flycatcher Tolmomyias sulphurescens
Canário-do-campo Wedge-tailed Grass-Finch Emberizoides herbicola
Choca-da-mata Variable Antshrike Thamnophilus caerulescens
Chorozinho-de-chapéu-preto Black-capped Antwren Herpsilochmus atricapillus
Corruíra House Wren Troglodytes aedon
Fim-fim Purple-throated Euphonia Euphonia chlorotica
Gavião-carijó Roadside Hawk Buteo magnirostris
Guaracava-de-barriga-amarela Yellow-bellied Elaenia Elaenia flavogaster
Jacupemba Rusty-margined Guan Penelope superciliaris
Maria-cavaleira Short-crested Flycatcher Myiarchus ferox
Mariquita Tropical Parula Parula pitiayumi
Pipira-preta White-lined Tanager Tachyphonus rufus
Saíra-de-papo-preto Guira Tanager Hemithraupis guira
Sanhaçu-cinzento Sayaca Tanager Thraupis sayaca
Soldadinho Helmeted Manakin Antilophia galeata
Tico-tico Rufous-collared Sparrow Zonotrichia capensis


campo sujo com canelas de ema
visão a partir do torre (Mirante)
cerrado



Jardim Botânico de Brasília

5 comentários:

  1. "Estamos todos de parabéns!", como diria o goleador do time vitorioso na entrevista final! Parabéns ao Observaves e seus veteranos fundadores, Rodrigo D'Alessandro e Marcelo Monteiro (que não pode comparecer), entre outros. Todos e todas, juntos, não deixaremos a tocha apagar! Que venha o Avistar Brasília 2013! Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Poxa... quanto profissionalismo. Estou adorando o blog.
    Grandes abraços

    ResponderExcluir
  3. Parabéns aos membros do Observaves pelos 8 anos! Todos que participamos de grupos assim e realizamos atividades voluntárias sabento o quanto é difícil alcançar essa longevidade. Muitos anos de vida ao grupo de vocês.

    Abração,
    Ricardo Mendes
    Ecoavis/MG.

    ResponderExcluir
  4. Olá Ricardo, obrigado e estamos à disposição por aqui.
    Abraço
    Rodrigo D'Alessandro

    ResponderExcluir
  5. Está muito bom mesmo o nosso site. Como disse o Ricardo Monte Rosa: quanto profissionalismo. Parabéns aos fundadores Rodrigo e Marcelo, parabéns ao decano Herbert, parabéns a todos nós.
    Vida longa ao OBSERVAVES!

    ResponderExcluir

Postagens populares