sábado, 14 de novembro de 2015

Passarinhada em Campos do Jordão - Por Rodrigo D'Alessandro

Local: Campos do Jordão; Período: 19 a 22/08; 
Participantes: Rodrigo D’Alessandro e Simone de A. D’Alessandro ;  
Guia: Thiago Carneiro

Já há algum tempo Campos do Jordão despontava para mim como um dos principais destinos a conhecer, pois une diversas características que gosto muito, como por exemplo, ser uma cidade serrana, possuir em seu entorno e até mesmo dentro da cidade ambientes naturais bem preservados e por fim, a possibilidade de conciliar em uma viagem em família (ou em casal) o turismo tradicional com a minha atividade predileta: a observação de aves.

Nessa minha primeira visita à Campos do Jordão, decidimos eu e Simone, que reservaríamos um dia (o primeiro) somente para passarinhar e contrataríamos o guia local Thiago Carneiro. Nos demais dias, iríamos conhecer pontos turísticos como o Horto Florestal, Jardins do Amantikir, Pico do Itapeva e etc. Até aqui o leitor já deve ter percebido que o turismo indoor não é o nosso forte! : )  Então vamos ao relato da passarinhada:

Dia 01: Encontramos com o Thiago por volta das 06:30am no estacionamento do supermercado Pão de Açúcar. Ainda não nos conhecíamos pessoalmente, mas é impressionante como uma prosa sobre passarinho entrosa rápido!  E assim, logo o Thiago sentenciou: “Já que você não tem fotos do papagaio-de- peito-roxo, sugiro irmos a um local onde eles costumam aparecer agora cedinho, pois depois eles somem e devem ir para outro planeta!!”. Por lá são muito ariscos realmente mas fiquei satisfeito em observá-los a grande distância.

papagaio-de-peito-roxo
Logo após o papagaio-de-peito-roxo, vimos ainda arapaçu-escamado-do-sul, borboletinha-do-mato, beija-flor-de-papo-branco, gralha-picaça e tão desejado caneleirinho-de-chapéu-preto, um dos atrativos da região na minha opinião. 
caneleirinho-de-chapéu-preto

Ainda pela manhã registramos a choquinha-de-asa-ferrugem e a tovaca-de-rabo-vermelho. As tovacas são muito ariscas e difíceis de se fotografar, sendo assim, o Thiago tem feito um trabalho excepcional com esse grupo de tovacas que surpreendentemente se aproximam de nós. Uma das tovacas em especial, segundo o Thiago, ainda faz charme para os fotógrafos, por isso ganhou fama e já tem até nome, chamosa!. Olha ela aí:
tovaca-de-rabo-vermelho
Quando viajamos para observar\fotografar aves, claro que um dos objetivos é observar\registrar espécies até então inéditas para si (temos uma expressão para isso, chama-se, lifer). Mas se apegar apenas aos lifers, na minha opinião, pode se tornar desgastante tanto para o observador (quando eles, os lifers, não aparecem), quanto para o próprio trabalho do guia. Mesclar a procura por lifers com a possibilidade de se fazer boas fotos de espécies já observadas anteriormente tende a deixar a passarinhada mais descompromissada, alegre, e geralmente temos um dia mais produtivo e movimentado. Nesse sentido, e com a experiência do Thiago, consegui me divertir bastante com as figurinhas abaixo:


gaturamo-bandeira

saíra-lagarta

verdinho-coroado

tecelão
Na parte da tarde, a coisa mudou de figura. A passarada ficou mais arredia e por onde andávamos não havia muita diferença, apenas observações com binóculos e fotos à distância. Vimos trepadorzinho, sanhaçu-de-encontro-amarelo, abre-asa-de-cabeça-cinza e essa corruíra que implorou por uma foto:


corruira
Final do dia, encerramos no comedouro da casa do Thiago, com o quete, a tiriba-de-testa-vermelha e toda a turma de sanhaçus, saíras e sabiás que frequentam o seu belo quintal.


tiriba-de-testa-vermelha
Visita ao Pico do Itapeva: Abrimos uma exceção para uma parada estratégica no caminho em uma área de campo, para conseguir outro tão esperado registro: o papa-moscas-de-costas-cinzas, graças a dica certeira do Thiago, é claro! 



papa-moscas-de-costas-cinzas

Mas a princípio o programa oficial não era passarinhada, então seguimos na rota rumo ao pico. Lá em cima, no mirante, cuja visão é muito ampla e belíssima, também dá para ver pertinho uma mata...  Bom, minha esposa com binóculos em punho localiza 1 sanhaçu-frade, 2, 3, 4, um bando deles, e grita: corre amor!!!  pega a câmera! Aí a passarinhada se iniciou novamente e vimos ainda bico-de-veludo, jacuaçu, quete, peito-pinhão e o belíssimo beija-flor-de-topete-verde.


sanhaçu-frade

Dias 02 (tarde) 03 e 04: Você leitor que chegou até aqui já imaginando que a viagem virou uma passarinhada só... enganou-se, mas só um pouco! Como disse no início, a ideia era também conhecer um pouco da cidade e foi o que fizemos nesses dias restantes. É bem verdade que nossa preferência é por ambientes abertos, naturais e nesse sentido conhecemos belos lugares como os jardins de Amantikir e o Horto Florestal. Claro que vez ou outra nos chamava a atenção uma saíra, um pula-pula, um canto que não tínhamos ideia do que se tratava, e assim foi, curtimos os pássaros, a natureza, cada momento juntos e voltamos renovados.
beija-flor-de-topete


Sobre o Thiago Carneiro: Como um bom Jordanense, conhece muito bem a região, os habitats, pontos de ocorrência, esconderijos, enfim, sabe onde encontrar a passarinhada e as raridades da região. Em nossa guiada, não se preocupava apenas em encontrar uma determinada ave, mas na medida do possível, criava cenários e poleiros que me permitiram fazer belas fotos. Fica aqui meu agradecimento ao Thiago, pelo ótimo e divertido dia de passarinhada juntos.

Texto e Fotos: Rodrigo D'Alessandro

5 comentários:

  1. Meu amigo, foi uma grande alegria recer você aqui, mas volte logo kkkkk.

    Abraços cara

    ResponderExcluir
  2. Excelentes fotos e relato Rodrigo! Parabens!

    ResponderExcluir
  3. Bela matéria, Rodrigo! Sem falar da beleza das fotos...! abs. Margi

    ResponderExcluir

Postagens populares