domingo, 8 de maio de 2016

Passarinhando em Brasília - Besourinho-de-bico-vermelho

Carlos e Arthur Goulart, pai e filho, apresentam de maneira original e espontânea suas aventuras em busca das mais diversas aves que habitam os parques e áreas verdes de Brasília. O resultado são belíssimas fotos e imagens, além da oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o mundo da Observação de Aves em seus diversos aspectos.

O Cerrado possui diversas fito-fisionomias, como os campos limpos, sujos e rupestres, as matas de ciliares e de galeria, os cerradões, enfim, uma flora abundante e bem diversificada que se traduz flores e frutos em todas as épocas do ano. Para os observadores de aves, aves floridas ou em frutificação são um prato cheio, pois normalmente atraem uma avifauna bem diversificada, além de outros animais como mamíferos, répteis e outros.

Entre maio e setembro, florescem as sucupiras-pretas (Bowdichia virgilioides). Como são melíferas, atraem uma grande quantidade de abelhas e também beija-flores. Nesse episódio, Carlos e Arthur encontram algumas sucupiras-pretas em plena floração sendo visitadas por diversas espécies de beija-flores, como o estrelinha-ametista (Calliphlox amethystina), topetinho-vermelho (Lophornis magnificus), beija-flor-de-orelha-violeta (Colibri serrirostris), beija-flor-de-garganta-verde (Amazilia fimbriata) e o besourinho de bico-vermelho (Chlorostilbon lucidus).


Um comentário:

Postagens populares