domingo, 23 de dezembro de 2018

Livros Aves Águas Emendadas - Oito Fotógrafos e um destino

Em 2011, 8 observadores de aves, membros do Observaves, idealizaram um projeto de pesquisa fotográfica para registrar e catalogar as aves da Estação Ecológica Águas Emendadas - ESECAE. O projeto foi aprovado junto ao órgão Instituto Brasília Ambiental - IBRAM e foi apelidado pelos observadores de Oito Fotógrafos e um Destino - 8F1, uma alusão ao filme 7 Homens e um destino. Teve duração de um ano e todo o material foi disponibilizado ao IBRAM no final do projeto. 

Em 2018 a ESECAE completou 50 anos. A oportunidade de se divulgar todas as belezas captadas pelas lentes dos fotógrafos apareceu e foi concretizada na forma de um livro ilustrado que conta a história da Unidade de Conservação e ilustra todas as 231 espécies de aves registradas durante o projeto, incluindo as 21 novas espécies que ainda não haviam sido registradas na Unidade. O evento de lançamento, que contou com a presença do presidente do órgão, Sr. Aldo Fernandes, servidores e convidados, ocorreu no dia 19 de Dezembro. Durante a cerimônia de lançamento foram distribuídos mais de cem exemplares autografados para os servidores do órgão.

Tancredo Maia Filho, idealizador e autor do livro, ressaltou em entrevista à Rede Globo a importância de se divulgar e conhecer nosso patrimônio natural, para que possamos melhor protege-lo.  Nesse sentido, o livro Aves Águas Emendadas - Oito fotógrafos e um destino torna-se mais uma importante ferramenta para disseminação do conhecimento sobre as aves do cerrado. A livro não está disponível para venda, mas a versão digital pode ser obtida gratuitamente diretamente pelo site do IBRAM.



   

Os Fotógrafos. Da esquerda, Tancredo Maia, Margi Moss, Bertrando Campos, Roberto Aguiar, Rodrigo D'Alessandro e João Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares