segunda-feira, 15 de setembro de 2025

Nos bastidores do Avistar Brasília

Foto: Margi Moss

A organização de um evento não é uma tarefa fácil. Além de iniciativa, boa vontade, dedicação, dentre outras qualidades, é preciso ter planejamento para que tudo se realize conforme o esperado.

E neste post você vai conferir a entrevista que realizamos com Margi Moss, Patrícia Silva, Aurelice Vasconcelos, Vanessa Oliveira e Catarina Tokatjian, a equipe que coordenou a realização do Avistar Brasília 2025 e que foi um sucesso, pelos comentários e manifestações posteriores.



Blog – Esta foi a sexta edição do Avistar Brasília. Para quem é novato no Observaves ou neste mundo da observação de aves, o que é o Avistar Brasília?

Equipe Avistar- Antes de falar do Avistar Brasília, precisamos contar um pouco sobre o Avistar Brasil. É a maior feira de observação de aves da América Latina e foi idealizada pelo produtor Guto Carvalho. A primeira edição foi realizada em São Paulo em 2006 e, desde então, acontece anualmente no terceiro fim de semana de maio.  A cada ano, aumenta consideravelmente o número de participantes, sendo que em 2025 recebeu um público estimado em 15.000 pessoas.

Em 2012, Pat Silva e Margi Moss fizeram uma proposta ao Guto para realizar um Avistar Brasília.  Agora em 2025 é a sexta edição, sendo que as cinco edições anteriores foram em 2012, 2013, 2015, 2017 e 2019.  Aurelice Vasconcelos está na organização desde o início encabeçando o AvistarKids. Aí veio a Covid e só voltamos este ano, sempre com a orientação valiosa do Guto.

Também em 2012, foi lançado o Avistar Rio, seguindo pelo Avistar BH (hoje Avistar Minas) em 2013.  Somos privilegiados porque o nome Avistar só é usado nessas quatro cidades - SP, DF, RJ e BH. 

A equipe sempre participa de outras Avistares, se inspirando, aprendendo, adquirindo mais conhecimentos e trocando experiências com os colegas organizadores dos eventos.

Blog – Em relação à organização do Avistar Brasília, conte como foi a distribuição de tarefas na equipe, o estabelecimento de parcerias e sobre a ajuda de voluntários na realização do evento.

Equipe Avistar- A equipe Avistar Brasília estava envolvida intensamente há 3 meses nos bastidores, com a organização de todos os detalhes, desde a projeção das palestras até o cafezinho disponível no fundo da sala! Patrícia e Margi na coordenação geral, convites a palestrantes e autoridades, negociação com o JBB. Aurelice, na programação do AvistarKids e Catarina na busca de apoios. Vanessa coordenou as inscrições, o Instagram e detalhes da organização. Tivemos a grande ajuda da Miriam Virna na preparação dos cards e demais artes utilizadas, e estamos muito agradecidos ao artista e fotógrafo Almir Almeida por ceder o uso das suas aquarelas de aves no nosso material gráfico.

Várias pessoas se ofereceram para ajudar no AvistarKids (aguarde matéria específica sobre o Kids) como também no Avistar Brasília. No dia das palestras, foram Marília Fanucchi, Marcinha Chieregatti, Juliana Mendes, Dona Vera e Vitinho Lopo.

Ao começar o planejamento do Avistar e até a última semana, não tínhamos ideia de quantas pessoas iriam se inscrever. Isso tornou a questão financeira um desafio. Tivemos que eleger prioridades nos gastos. No final, tivemos mais de 200 inscritos e graças às contribuições, pudemos contratar uma empresa de audiovisual para instalar uma tela LED e som moderno. Esse investimento consumiu dois-terços do valor total arrecadado, mas valorizou demais as palestras e as fotos de aves, sendo elogiado por todos.

O Avistar Brasília sempre contou com a parceria do Observaves - na época, com a participação ativa de Rodrigo D’Alessandro e Tancredo Maia - e do Jardim Botânico de Brasília que cedia a sala do Centro de Visitantes para todas as edições. A busca de apoios é difícil mas conseguimos uma grande ajuda do ICMBio, do IBAMA e da AMPARA Animal. 

O Óia Passarinho, grupo de observadores do Goiás, tem interesse em sediar um evento parecido em 2026. A ideia é que ocorrerá em anos alternados com o AvistarBrasília. Graças ao Óia, o Goiás Turismo imprimiu a nossa programação.

Foto: Margi Moss

Blog – Foram vários os atrativos para o público geral (Avistar Kids, Feirinha, Varal Fotográfico, Varal Observaves, Aniversário do Observaves) e para o público inscrito (Palestras e Passarinhada). A propósito, o público inscrito veio de vários estados do Brasil.

Equipe Avistar- O Avistar Brasília, que foi no sábado com a programação das palestras, trabalha na base de inscrições para cobrir as despesas do evento e do AvistarKids.

Desde 2012, o AvistarKids, é dirigido por Aurelice Vasconcelos, professora, e abraça crianças do público do JBB.  Esse ano, dedicamos a sexta-feira toda às atividades com 200 alunos de escolas públicas previamente convidadas.

A Feira Avistar Brasília, com expositores independentes e a venda de produtos voltados às aves, é outra tradição. Além dos estandes institucionais do ICMBio, IBAMA (Prevfogo) e Ampara Animal, tivemos expositores de artesanato, livros, roupas, objetos, etc.

Sorteios e prêmios. Desde 2012, conseguimos o apoio de pousadas que ofereceram prêmios para o sorteio geral, entre todos os inscritos, e para os vencedores do varal fotográfico.  O grande prêmio do sorteio foi da Pousada Vale das Araras em Cavalcante-GO - parceira fiel de longa data que ofereceu uma estadia de duas noites para duas pessoas. Pedro Vogeley foi o vencedor sortudo! O Macuquinho Lodge, em Salesópolis-SP, participou pela primeira vez, para a felicidade dos vencedores das duas categorias do varal: Simone Caldas e Evandro Rocha. De última hora, o SESI Aruanã ofereceu 3 prêmios de estadia e outros brindes.  Os vencedores foram Simone D’Alessandro, Herbert Schubart e Carolina Carvalho.  Somos muito gratas pela generosidade desses prêmios: o público adorou.

Foto: Margi Moss

Para aproveitar a infraestrutura montada para o Avistar Brasília, sugerimos a realização da Comemoração 20 anos do Observaves, aberta para todos.  Após a passarinhada tradicional e visitas ao mulungu florido, houve mais quatro palestras seguidas da história do Observaves, contada pelos fundadores Marcelo Monteiro e Rodrigo D’Alessandro. Rodrigo leu um depoimento enviado por João Rios, atual coordenador, que não pode estar presente. Depois, montamos uma mesa com quatro lindos bolos de aniversário, oferecidos pelo Avistar Brasília. Havia em torno de 100 participantes na festa e, em pouco tempo, 10 quilos de bolo se evaporaram!

Foto; Margi Moss


Blog - Conte como foi conseguir atrair esse público, os diversos palestrantes e conduzir tantos atrativos?

Equipe Avistar- As palestras são o principal foco e atrativo do evento.  Escolhemos temas variados, como espécies de aves específicos, ciência e ciência cidadã, conservação, destinos de observação, educação ambiental, fotografia e turismo de observação. Além dos palestrantes do DF, oito outros estados foram representados no palco: BA, CE, GO, MG, RJ, RS, SP e TO. Desta forma, trazemos informações e conhecimento de primeira mão de pessoas fora do nosso convívio usual. Agradecemos aos 20 palestrantes e aos 5 participantes da mesa redonda (TOVS, ICMBio) pelas excelentes apresentações, muito elogiadas nas mensagens recebidas pós-evento.

O evento é realizado para todos e com todos os amantes da Observação de Aves. Ele agrega iniciantes, observadores renomados, pesquisas científicas, relatos de experiências, lançamento de livros e conversas com amigos.

Foto: Margi Moss


Blog – Existiam metas que queria atingir com o Avistar Brasília? Como avalia o resultado do evento?

Equipe Avistar- Todo ano, ajustamos as programações para se adequarem ao público de observadores de aves do DF.  Por exemplo, não fazemos mais oficinas. A participação cresce, refletindo o aumento de observadores no DF e no Brasil. Agora, em 2025, os inscritos duplicaram com relação a 2019. Nos dois dias do evento, tivemos em torno de 150 participantes, precisando buscar mais cadeiras de última hora. Ficamos muito gratas e emocionadas com o retorno recebido e os elogios ao evento e aos palestrantes.

Agradecemos a presença de todos e ficamos felizes em receber novos adeptos ao nosso hobby.  Uma das coisas mais especiais é o reencontro com os amigos. Foi uma honra contar com a presença do querido Herbert Schubart e do valente Luis Trinchão, que veio de ônibus desde São Desidério-BA. Tancredo Maia, sempre tão presente no Observaves e na equipe Avistar Brasília durante anos, saiu da toca em Olhos d’Agua-GO para nos prestigiar.

 

Blog – A partir de mais esta experiência, o que podemos esperar para o futuro do Avistar Brasília? Quando teremos a sétima edição? O que será exigido de quem quiser colaborar na coordenação e/ou realização do próximo evento?

Equipe Avistar- O próximo Avistar Brasília será em 2027, voltando a ocorrer a cada dois anos. Com certeza, teremos a participação de cada vez mais observadores do DF e de outros estados. Quem quiser colaborar ou ajudar, é só entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares