quarta-feira, 15 de maio de 2013

28 de Abril - Dia do Observador de Aves


Registros históricos indicam que em 28 de Abril de 1500, Pero Vaz de Caminha, em uma de suas cartas à Coroa Portuguesa, fez o seu primeiro relato com ênfase às aves observadas em terras brasileiras. Assim, e desde 2011, essa data vem sendo usada para comemorar o Dia do Observador de Aves. Confira parte do conteúdo da carta na imagem ao lado.

Fizemos nossa comemoração no Parque Olhos D'Água de Brasília, onde aproveitamos também para divulgar a atividade aos freqüentadores do parque.

Realizamos assim uma passarinhada comemorativa com a turma - incluindo aí muitos curiosos e interessados em participar das atividades do grupo - e visitamos a área onde o filhotão de urutau e sua mãe estavam residindo. 

O urutau (Nyctibius griseus), também conhecido como mãe-da-lua, é uma espécie de hábitos noturnos e difícil de ser observada, pois durante o dia tem como mecanismo de defesa ficar perfeitamente camuflada junto aos troncos de árvores, dificultando assim a sua localização pelos predadores. Nesse dia fomos presenteados com o filhotão ficando bem exposto, muitas vezes iluminado diretamente pela luz do sol, o que facilitou muito a sua localização e nosso deleite. Foto de Rui Vasconcelos.

urutau jovem
Mas o ponto alto do evento foi mesmo a confraternização da turma no ritmo do harlem shake, "dança" que vem fazendo sucesso nas mídias sociais e youtube com milhares de versões disponíveis. Nós não podíamos deixar passar a oportunidade de criar a nossa versão passarinheira da dança. Confira no vídeo abaixo




Abaixo, alguns momentos do grupo registrados pelo amigo Rui Vasconcelos. Demais fotos do evento em:
https://picasaweb.google.com/Rui.Vasco.BSB/Dia_observador_aves_parque_olhosdagua_28abr13#













Um comentário:

  1. Registro perfeito da nossa passarinhada comemorativa do dia do Observador de Aves.
    Parabéns, Rodrigo!

    ResponderExcluir

Postagens populares